Tudo bem se algumas coisas aconteceram depressivas no sábado e eu fui parar em um bar horrível com algumas péssimas companhias - salvo outras. O Domingo, como diria a Globo, foi espetacular. Talvez nem tanto pelo evento em si, mas a companhia foi o suficiente para aproveitá-lo ao máximo. "É sinal de educação, fazer sua obrigação, para ter o seu direito de pequeno cidadão" com direito a Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto do grupo Pequeno Cidadão que se apresentou no Centro Cultural da Juventude, no dia 27/06.
Um trabalho excelente que remete a lembrança o grupo Palavra Cantada, pois ambos direcionam seu projeto à crianças em sua formação social. Músicas de incentivo à boas maneiras e bons costumes, influenciam as crianças a terem um futura lembrança daquilo que os tornou melhores para si mesmo e se lembrem com um sorriso no rosto e vooltem a ser os menores indivíduos, como aconteceu comigo na música "Lava um, lava outra mão...", que passava no programa castelo Ra-Tim-Bum, quando eu ainda era um girino de gente.
Com o autógrafos, meio que diferente um do outro (O de macho é claro que ele até escreve o nome do pseudônimo), mas vale tudo. Satisfeitíssimo. Saqueei té uma teta mucha de vaca de papelão que se apresentou também e depois ficou aos cantos. A explicação do que é Drops Visual ainda me intriga. Tudo bem que algumas pessoas tem imaginação, mas criar uma idéia de que Drops Visuais (Que passam na TV de metrô) são balas que explodem na boca filmadas nesse instante e em câmera-lenta, é de deixar o meu mundo real bem mais frágil.
Mas o importante foi que conseguimos relaxar com o Edgar. Depois do autógrafo e da foto algumas senhorinhas ficaram com inveja. Disso tenho certeza. "Ahhhh... Edgar"
Espetáculo “As minhas tuas lágrimas” na Galeria Olido
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
De 1 a 4 de julho o Núcleo Fronteiras apresenta o espetáculo-instalação multimeios “As minhas tuas lágrimas”, com a direção de Gisele Calazans, na Galeria Olido. A entrada é GRATUITA.
Diálogo, dança, vídeo, poesia, música, artes visuais e performance que enfocam uma casa onírica, habitada por um homem e uma mulher.
Retirar ingresso uma hora antes.
=======================================================
O Que: As minhas tuas lágrimas
Quando:
* Qui, 1 a Sáb 03/07 às 20:00
* Dom 04/07 às 19:00
Quanto: GRATUITO
Onde: Galeria Olido – Sala Paissandu
Endereço: Av. São João, 473 (Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô) - Centro. Telefone: (11) 3334-0001.
Obs: Classificação: maiores de 14 anos.
Carol Ladeira no Sesc Vila Mariana
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Nos dias 3, 17 e 31 de julho a cantora Carol Ladeira faz show no Sesc Vila Mariana, com entrada GRATUITA.
A cantora carioca fez parte dos grupos Angu, Caruwá, Catavento e Trovadores Urbanos, entre outros.
Participou, ao lado de cantoras como Fabiana Cozza, Ná Ozzetti e Suzana Salles, do CD ‘Na Boca dos Outros’ com composições de Kiko Dinucci. No show ‘Quitanda’, ela interpreta diversos ritmos da cultura brasileira, dando voz a novos compositores.. Livre para todos os públicos.
MY SPACE DE CAROL: http://www.myspace.com/carolineladeira
===========================================================
O Que: Carol Ladeira
Quando:
* Sáb 03/07 às 13:30
* Sáb 17/07 às 13:30
* Sáb 31/07 às 13:30
Quanto: GRATUITO
Onde: Sesc Vila Mariana
Endereço: R. Pelotas, 141 - Vila Mariana - Sul. Telefone: (11) 5080-3000.
Helena Pede Perdão e É Esbofeteada
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Com referências de melodrama e telenovela, pitadas de filmes de Pedro Almodóvar e Rainer Werner Fassbinder, passando pelo dramaturgo Bertold Brecht, o grupo Tablado de Arruar estreia o espetáculo de rua Helena Pede Perdão e é Esbofeteada, dia 18 de junho, sexta-feira, às 16 horas, na Praça da Liberdade.
Com texto de Alexandre Dal Farra e direção de João Otávio, o Tablado retoma apresentações ao ar livre, em busca do público passante e dos espaços imprevisíveis. O espetáculo acontece também aos sábados, no Largo Santa Cecília, às 16 horas.
A peça integra o projeto Atentados, cuja pesquisa tem como base a busca por uma linguagem violenta e destrutiva, à altura do dia-a-dia atual numa metrópole como São Paulo e, sobretudo, à altura das ruas, onde a peça será apresentada.
=================================================
O Que: Novo espetáculo de rua do Grupo Tablado de Arruar no Centro de Sã Paulo
Quando: de 18/06 a 31/07 Sextas e Sábados às 16:00
Quanto: GRATUITO
Onde: Praça da Liberdade e na Praça Santa Cecília
Endereço: Praça da Liberdade e na Praça Santa Cecília (ao lado do metrô Sta. Cecíclia)
“Casarão Santos Dumont” inspira trilogia teatral
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Wilheim Rodrigues em 05/05/10
Lenise Pinheiro
Um casarão, localizado no centro de São Paulo, que pertenceu à família de Santos Dumont na década de 20, virou manicômio nos anos 50, depois cortiço e uma espécie de Quartel General do crime na “Cracolândia” em 2000.
É neste espaço que se desenrola a “Trilogia Degenerada”, conjunto de peças produzidas pela Cia. Pessoal do Faroeste com estreia marcada para o dia 8 de maio, na sede da trupe.
Os espetáculos têm entrada “Pague quanto puder”, na qual o espectador contribui com a quantia que desejar.
Construído no final do século 19, no bairro Campos Elíseos, Al. Cleveland, nº 601, o “Casarão Santos Dumont” é o ambiente escolhido por Paulo Faria, diretor dos espetáculos, para mostrar as influências históricas presentes no cotidiano da população paulistana. Sempre abordando o conceito de eugenia (estudo de pureza e supremacia racial de pessoas brancas), o dramaturgo monta um trio de melodramas inspirados em mitos gregos. “Meu objetivo é aliar teatro e crítica social para refletir por que existem diferenças tão grandes num mesmo local, no qual convivem “Cracolândia” e Sala São Paulo, uma ao lado da outra”, explica Paulo.
----------------------------
O início da história se dá com a peça “Os Crimes de Preto Amaral (1927)”. Nessa época, a elite cafeeira paulistana procura adaptar-se culturalmente ao fim da escravatura e à intensa imigração de europeus. É quando José Augusto do Amaral, negro e pobre, é preso por acusação de ser o primeiro serial killer do Brasil, com acusações que consideravam o tamanho de seu sexo e rosto. Morreu na prisão sem jamais ter sido julgado.
-----------------------------
Depois de uma pausa de 30 minutos, começa o segundo espetáculo: “Labirinto Reencarnado (1944)”. Aqui, a Segunda Guerra Mundial serve de pano de fundo para abordar o papel da eugenia no Brasil, que contou com o segundo maior contingente de nazistas no mundo. Outro intervalo e sobe ao palco...
-----------------------------
“Re-bentos (2000)”. Um cortiço ocupa o espaço que já simbolizou a riqueza do centro e o transforma em um dos principais pontos de distribuição de drogas do país.
=============================================
O Que: Trilogia Degenerada
Quando: De 08/05 a 25/07 - Sábados e Domingos às 17:00
Quanto: PAGUE O QUANTO PUDER
Onde: Sede Luz do Faroeste
Endereço: Al. Cleveland, 677 - Campos Elíseos. Telefone: (11) 3362-8883.
Obs: O espaço oferece acesso a deficientes físicos.
“Bravíssimo” estreia dia 1º
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Ricardo Guilherme comemora 40 anos de carreira com espetáculo, em temporada gratuita
Estreia em 1º de julho de 2010, na Caixa Cultural Sé, com entrada franca, o espetáculo “Bravíssimo”, com base nas crônicas de Nelson Rodrigues, publicadas entre 1950 e 1970, nas quais o escritor analisa arquétipos de identidade do povo brasileiro.
A concepção cênica configura o discurso rodrigueano em duas personagens emblemáticas com suas respectivas visões opostas de perceber o Brasil: “a grã-fina das narinas de cadáver” e “a vizinha gorda e cheia de varizes”. A primeira representa aqueles que menosprezam o Brasil; já a segunda, os que acreditam na transfiguração do país.
“Bravíssimo” tem texto, direção e atuação de Ricardo Guilherme, ator, diretor e dramaturgo nascido em Fortaleza (Ceará). Realizou mais de cem espetáculos em quase quarenta anos de atividade no Brasil e no exterior.
Destacam-se: a ópera “Bis” (peça baseada na obra de Nelson Rodrigues) e “A Divina Comédia de Dante e Moacir” (ambas dirigidas por ele e encenadas no Sesc Ipiranga, em São Paulo), além de “Valsa Nº 6”; “Sargento Getúlio”; “Flor de Obsessão”; e a “A Cantora Careca”.
===================================================
O Que: Caixa Cultural Sé apresenta “Bravíssimo”
Quando: De 1 a 11/07 - Quintas, Sextas, Sábados e Domingos às 19:00
Quanto: GRATUITO
Onde: Caixa Cultural Sé
Endereço: Praça da Sé, 111 – Grande Salão
Espetáculo “Todas em Um(a)” no SESI A.E. Carvalho
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
De 29 de maio a 11 de julho o SESI A.E. Carvalho apresenta o espetáculo “Todas em Um(a)”.
A peça trata de histórias de mulheres que encaram seus anseios resgatando questionamentos do universo feminino: a correria das metrópoles, a sobrecarga de tarefas, o tempo que parece correr mais e mais, a auto-aceitação e a identificação de desejos oprimidos. Com a ajuda de Denise, uma escritora, essas mulheres encontram bilhetes, cartas e cartazes e com isso, passam a reelaborar o sentido de suas vidas.
=================================================
De 29/05 a 11/07 - Sábados e Domingos às 20:00H
Quanto: GRATUITO
Onde: SESI A.E. Carvalho
Endereço: R. Deodato Saraiva da Silva, 110 – Arthur Alvim - Leste. Telefone: (11) 2280-2366.
Praça do Patriarca oferece projeto “No Centro da Arte”
=====================================
-------------------------------------
O projeto se fundamenta na apresentação de um espetáculo musical, cujo intuito cultural é a divulgação e popularização do Tango. Apresenta suas origens e evolução ao longo dos anos com dados específicos da sua história desde 1900. O romantismo que marcou época é resgatado através da música e da coreografia apresentada pelos bailarinos do grupo.
====================
--------------------
Quinteto SLAP e The Circus, de Charlie Chaplin – Música e Cinema
01 e 02 de julho – 18h
Quinteto SLAP – Quinteto de sopros não convencional. Os instrumentos usados – oboé, clarinete, sax, clarinete baixo e fagote – levam a uma riqueza de timbres e capacidades técnicas e expressivas diferentes dos outros ensembles de câmara e acompanham o filme The Circus.
The Circus (The Circus, EUA, 1928, 71min, mudo, livre, DVD) – Confundido com um ladrão, o Vagabundo foge da perseguição da polícia e se vê no meio de um espetáculo circense. Ao tentar se desvencilhar dos policiais, arranca risos da platéia, que o confunde com um artista. Ele acaba sendo contratado pelo circo e se apaixona pela filha do dono do local.
====================================
Banana Broadway – Espetáculo “Vertigem” – Música, Dança e Performance
16 e 17 de julho – 12h30
Vertigem é um espetáculo virtuoso, dinâmico e envolvente. O tema aborda esta sensação, sobretudo provocando-a na platéia. As técnicas usadas são, principalmente, os equilíbrios acrobáticos e sapateado americano sob o prisma de uma visão contemporânea.
=======================================
Centro de Dança Jaime Arôxa – Espetáculo “Tudo Sobre Nós Dois” – Dança e Música
29 e 30 de julho – 18h
Espetáculo em que os movimentos da dança moderna se juntam à dança de salão. A relação homem-mulher é retratada por meio de movimentos que representam vários ritmos da dança brasileira e algumas atuações dramatúrgicas.
==============================================================
--------------------------------------------------------------
Diariamente de 18/06 (Sex) a 30/07 (Sex)das 12:20 às 18:00
Quanto: GRATUITO
Onde: Praça do Patriarca
Casa das Rosas dedica os meses de junho e julho ao centenário de nascimento de Pagu
=========================================
PAGU 100
Julho e julho de 2010
Nos meses de junho e julho, em celebração ao centenário de nascimento de Patrícia Galvão (1910-1962), a Casa das Rosas visita Pagu. Convidamos a todos para participarem das diversas atividades, apresentações, oficinas, reflexões e releituras das múltiplas facetas dessa poeta, intelectual, militante política e jornalista. Acompanhe a programação e conheça um pouco mais da história, obras e pensamento de Pagu.
Rudá K. Andrade
=============================================
HOMENAGEM
PÉRSIA-IRÃ: POÉTICA DO OLHAR
Curadoria e coordenação: Lelia Maria Romero.
Sexta-feira, 2 de julho, 19h.
O projeto Viajarte apresenta a cultura do Irã contemporâneo como herdeiro da Pérsia, com suas contradições e desafios. Palestra, poemas, música e imagens.
=============================
ANGU DE PAGU
Sábados, 24 e 31 de julho, 20h.
O espetáculo conta a história de diversas “Pagus” em seis momentos marcantes de sua vida.
Direção e concepção: Gal Martins.
Intérpretes-criadores: Cléia Varges, Felipe Santana, Jean Valber, Barbara Santos, Lenny de Sousa, Marcela Teixeira, Mazé Soares, Rodrigo Cândido e Welton Silva.
Coreografia: Gal Martins e intérpretes-criadores.
Coreógrafo convidado: Antonio Marques.
Assistência de coreodramaturgia: Adriana Coldebella e Siva Nunes.
Preparação corporal: Érika Moura.
Orientação de pesquisa biográfica: Gisleide dos Santos.
Trilha sonora: Gunnar Vargas.
Figurino: Gisleide dos Santos.
Produção: Marina Hohne.
Adaptação de textos: Siva Nunes e Welton Silva.
=============================================
PROJETO REVISTA CULTURAL
Com Os Babilaques.
Sexta-feira, 30 de julho, 20h.
No mês de julho, show especial dedicado inteiramente aos poetas marginais contemporâneos.
=============================================
MESAS-REDONDAS
PAGU NO JORNALISMO
Com Márcia Costa e Juliana Neves.
Terça-feira, 29 de junho, 20h às 21h30. [X]
=============================================
PALESTRAS
REVELAÇÕES DE PAGU: EM TORNO DE ESCRITOS AUTOBIOGRÁFICOS
Com Gênese Andrade.
Terça-feira, 6 de julho, 20h.
Reflexões sobre a autobiografia, as fronteiras entre ficção e confissão, tomando a vida e a obra de Pagu como exemplo.
=============================================
PAGU
Com Maria de Lourdes Eleuterio.
Terça-feira, 13 de julho, 20h.
A atuação de Pagu como jornalista e desenhista do jornal O Homem do Povo (março/abril de 1931).
=====================================
O JORNALISMO DE PAGU
Com K. David Jackson.
Domingo, 1º de agosto, 20h.
O jornalismo de Pagu durante 30 anos de atuação em São Paulo e Santos.
==============================================
EXPOSIÇÃO
VIVA PAGU
Curadoria: dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani.
Colaboração: Geraldo G. Ferraz e Rudá K. de Andrade.
De terça-feira, 1º de julho, a domingo, 8 de agosto.
Abertura: 1º de julho, 20h.
Em 2010, Pagu completaria 100 anos. Em sua homenagem, a Casa das Rosas, em parceria com a Universidade Santa Cecília, de Santos, recebe a exposição “Viva Pagu”. Na abertura, será lançado o livro Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão, de Lúcia Maria Teixeira Furlani e Geraldo Galvão Ferraz (Unisanta e Imprensa Oficial)
=================================================
MEIO-DIA MOVIOLA
CINE PAGU
Quintas-feiras, 8, 15, 22 e 29 de julho, 12h30.
Filmes indicados para maiores de 18 anos.
8 – Eh, Pagu, eh.
15 – Pagu – livre na imaginação, no espaço e no tempo.
22 e 29 – O homem do pau-brasil.
==================================================
SHOW
CRIANÇAS CRIONÇAS
Com Cid Campos.
Sexta-feira, 30 de julho, 15h.
Em versão pocket, o show traz, para o convívio das crianças, poemas infantis musicados e interpretados por Cid Campos. O CD Crianças crionças (selo Sesc) estará disponível para venda.
==================================================
ESPETÁCULO ]
ORFANDADE
Com Cia. Polivox.
Sábado e domingo, 3 e 4 de julho, 17h.
Ingresso: R$ 30,00.
Com textos da poeta mineira Adélia Prado, Orfandade é um solo da Cia. Polivox que retrata a história de uma mulher que convida o público a participar de suas lembranças e a enxergar seu mundo por meio da poesia.
==================================================
SARAUS
SARAU DA CASA
Sábados, 19 de junho e 17 de julho, 20h.
A cada encontro, o Sarau da Casa recebe dois poetas contemporâneos, que são entrevistados pelos apresentadores do evento e fazem leituras de seus poemas.
Sarau aberto à participação do público. Inscrições na recepção da Casa das Rosas, durante o próprio sarau.
17 de julho, 20h.
Convidados: Deborah Goldemberg e Michel Sleiman.
Música: Soledad Yaya.
Deborah Goldemberg é antropóloga e escritora. Publicou Ressurgência Icamiaba e O Fervo da Terra. É curadora do Sarau das Poéticas Indígenas e agitadora da literatura transbrasileira.
Michel Sleiman é diretor da revista Tiraz, de estudos árabes e das culturas do Oriente Médio. Publicou os livros A poesia árabe-andaluza e A arte do Zajal, entre outros.
========================================
Vozes do Sul
Leituras e declamações: Fernanda de Almeida Prado e Alex Dias.
Domingo, 18 de julho, 17h.
O Chama Poética convidou o Grupo Voz, formado por músicos gaúchos, para fazer este sarau e mostrar a produção do Sul de nosso país, em especial, a poesia de Mário Quintana.
=================================
EXTRAS INTERESSANTES DA CASA DAS ROSAS
AÇÃO EDUCATIVA
VISITAS MEDIADAS
Agendadas
Terça a sexta-feira, 10h às 12h e 14h às 16h.
Mínimo de 10 pessoas.
Mais informações na recepção da Casa das Rosas, pelo tel.: (11) 3285-6986 ou pelo e-mail: agendamento.cr@poiesis.org.br.
Espontâneas
Terça a sexta-feira, 12h e 17h.
Mais informações na recepção da Casa das Rosas ou pelo tel.: (11) 3285-6986.
=========================================
JUVENIL
Oficina de Filosofia
Com Fabiana Turci.
Sábados, 10, 17, 24 e 31 de julho, 10h às 13h.
Idade mínima: 15 anos.
20 vagas. Inscrições na recepção ou pelo e-mail: marianamanfredini.cr@poiesis.org.br.
Voltado ao público jovem e pré-vestibulando, a oficina propiciará uma incursão ao pensamento filosófico. O objetivo é promover a reflexão acerca de nossas escolhas, nosso lugar e responsabilidade no mundo.
========================================
Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista (Próximo a estação Brigadeiro do Metrô)
O hardcore do Dead Fish no CCJ dia 3 de julho
A banda hardcore Dead Fish recebe convidados em homenagem ao mês do rock. Os músicos alcançaram projeção nacional por meio do disco Zero e um (2004).
Em 2009, lançaram Contra todos, e a música Asfalto foi tema de abertura do programa Rock Estada do canal Multishow. Nesse mesmo ano, o grupo ganhou o prêmio de melhor banda de hardcore 2009 pela MTV.
=================================================================
Quando: Sáb 03/07 às 19:30
Quanto: GRATUITO
Onde: CCJ
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha - Norte. Telefone: (11) 3984-2466.
Obs: Retirar ingresso a partir do dia 1° na recepção do CCJ.
De 4 de junho a 11 de julho a peça “Caderno da Morte” estará em cartaz no Teatro Paulo Eiró.
Estudante encontra o caderno do deus da morte, e decide utilizá-lo para criar um mundo melhor, liquidando os criminosos. Nem todos, porém, concordam com seus métodos.
Baseado no Mangá/Anime Deth Note, é de um inteligência magnífica se baseando em deduções num jogo entre quem acha quem da maneira mais complexa. Excelentes investidas.
=============================================
Domingos às 19:00
Sextas e Sábados às 21:00
Preço: R$ 10,00
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro - Sul. Telefone: (11) 5546-0449.
O CCJ orgulhosamente apresenta a estréia da incrível Noite de Gala! Um show de variedades que mescla circo, humor e música, apresentado por um grande elenco: Manu Laude, o malabarista francês radicado em Londres, que se apresenta pela primeira vez no Brasil; a premiada dupla La Mínima, formada por Domingos Montagner e Fernando Sampaio; artistas do Circo Zanni, Jogando no Quintal, Solas de Vento e Acrobático Fratelli; além da participação de artistas que atuaram no Cirque du Soleil e estão de volta ao Brasil, como Cinthia Beranek e Naty Presser. Venha se divertir em uma Noite de Gala com melhor do circo contemporâneo. Imperdível!
Dia 26/06, sábado, 20h30.
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Telefone: (11) 398424-66.
Ingressos distribuidos a partir das 19h30
Dois na Biblioteca
Prosa e poesia conversam e criam uma nova maneira de ouvir a música da vida através das letras.
Com Paulo Scott (poesia) e Márcia Denser (prosa).
============================================================
Biblioteca de São Paulo
Sábado, 26 às 17h30.
GRATUITO
Parque da Juventude
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana - São Paulo - SP
=============================================================
Sarau dos Poetas da Casa
Curadoria: Maria Alice Vasconcelos.
Domingo, 27 de junho, das 17h às 19h
Organizado pela poeta Maria Alice Vasconcelos, o sarau acontece mensalmente e conta com a participação de alunos e ex-alunos da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, que leem textos próprios e de outros autores.
========================================================
MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO - 24/06 À 04/07 - CCBB
“The Cabinet” – Cia Redmoon (EUA) - 26 de junho – 19h30 e 27 de junho – 18h
========================================================
PAGU - 19/06 à 17/07[SÁB's] - CASA DAS ROSAS - das 15h às 17h
========================================================
SARAU - 26/06 às 17h30 - Biblioteca de SP
========================================================
PEQUENO CIDADÂO - 27/06 [DOM] - CCJ - às 18h
-Livre. 280 lugares. Os ingressos serão distribuídos a partir do dia 24/06 na recepção do CCJ. Será permitida a retirada de 2 ingressos por pessoa.
========================================================
“Psicodrama” no CCSP
Dia 5 de junho começa a atividade “Psicodrama” coordenado por Cida Davoli, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A entrada é Catraca Livre.
Atividade desenvolvida inicialmente em 1921, pelo psiquiatra austríaco naturalizado norte-americano, J.J. Moreno. Com base na dramatização seguida por discussão, propõe vivenciar temas que fazem parte do cotidiano dos participantes.
No CCSP, cada sessão – aberta a todos os interessados – é dirigida por psicodramatistas diferentes, permitindo que os profissionais apliquem técnicas diversificadas e troquem experiências.
Programação
Dia 5 de junho – Claudia Fernandes e Gota D’Água
Dia 12 de junho – Márcia Iório e Rona Maria Galli
Dia 19 de junho – Mariangela Weschler
Dia 26 de junho [SABADO] – Altivir Volpe das 10h30 às 13h00
Sandália de Prata na Galeria Olido
Dia 26 de junho, às 19h, o grupo Sandália de Prata se apresenta na Galeria Olido.
Banda apresenta o show “Samba pesado”, título do último CD, trabalho que reúne samba rock, partido alto, soul e gafieira. Na apresentação, o grupo recebe convidados.
=======================================
Sáb 26/06 às 19:00
Quanto: GRATUITO
Onde: Galeria Olido
Endereço: Av. São João, 473 - Centro. Telefone: (11) 3331-8399. (PRÓX A GLERIA DO ROCK)
Mostra Internacional de Teatro o CCBB
De 24 de junho a 4 de julho, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) oferece a Mostra Internacional de Teatro 2010. A MIT é um evento em parceria com o FILO – Festival Internacional de Teatro de Londrina, que neste ano comemora sua 42ª edição.
Veja a programação completa:
“Braquage” – Cie Bakélite (França)
24 e 25 de junho – 19h30
Em Braquage, a Companhia Bakélite se transforma, se motoriza, faz gambiarra, tortura e desvia os objetos da vida cotidiana para fazer os espectadores viverem todas as etapas incontornáveis de uma falcatrua. Um espetáculo de teatro de objetos, de suspense insuportável, uma história verídica contada pelo personagem principal: um bandido.
Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
“The Cabinet” – Cia Redmoon (EUA)
26 de junho – 19h30 e 27 de junho – 18h
The Cabinet conta a história do assassino Dr. Caligari e seu assistente, o sonâmbulo Cesare, em um mundo fora de ordem composto de marionetes e de máquinas complexas. Inspirado no filme expressionista alemão de 1919 “O Gabinete do Doutor Caligari”, o espetáculo cria um selvagem e abstrato “gabinete de curiosidades”, na qual cinco fantoches contracenam e cometem atrocidades.
Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
“El Último Herdeiro” – Cia de Teatro Viajeinmóvil (Chile)
01 a 03 de julho – 19h30 e 04 de julho – 18h
El Ultimo Herdero é uma obra histórica e ao mesmo tempo metafórica da cultura chilena. Em um cenário mínimo se desvendam as inúmeras formas adotadas para o desenrolar da peça. Portas, janelas, paredes, móveis e outros artefatos se unem para criar a magia que Jaime Lorca e o Teatro Inmóvil são capazes de provocar. Um trabalho habilidoso que se potencializa com a participação de atores e manipuladores incríveis. Recomenda-se não fechar os olhos para não perdem nem os mínimos detalhes.
Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
=======================================================
Qui 24 a Qua 07/07 18:00 às 19:30
Quanto: GRATUITO
Onde: CCBB
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 - Centro. Telefone: (11) 3113-3651.
Inscrições abertas para o segundo semestre do Projeto Redigir
O “Redigir”, projeto de extensão universitária formado por alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, abre inscrições para o segundo semestre de 2010. São três prazos: de 17 a 19 e de 24 a 26 de junho e de 29 a 31 de julho, sempre no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA.
O curso é direcionado para pessoas maiores de 16 anos que estudaram ou estudam em escola pública. A seleção é feita a partir de critérios socioeconômicos e não são aceitas inscrições de alunos de universidades públicas.
Os documentos necessários são: cópia do RG, cópia do comprovante de escolaridade e cópia do comprovante de renda do candidato e daqueles que moram com ele. O candidato deve fazer a inscrição pessoalmente.
O Projeto
O “Redigir” nasceu em 1999 em uma iniciativa de alunos da ECA com a proposta de usar a Língua Portuguesa como instrumento de cidadania. Por ser um projeto de extensão universitária voltado à comunidade, o curso é totalmente gratuito.
Em 2009 ganhou o 2º lugar na categoria Educação do prêmio Cidadania Sem Fronteiras, promovido pelo Instituto Cidadania Brasil.
O curso é semestral e as aulas são ministradas semanalmente com cerca de quatro horas de duração. Os alunos são divididos em turmas de 30, segundo a escolha de horário feita no ato da inscrição. No decorrer do semestre o projeto realiza uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, que possibilita, além do aprendizado, o contato entre as diversas turmas.
Todos os professores do projeto são alunos da ECA voluntários. Por classe são dois professores de gramática e dois de redação. Isso para lidar com a grande carga de conteúdo a ser aplicada.
==============================================
Quanto: GRATUITO
Onde: Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Cidade Universitária - Oeste. Telefone: (11) 3037-0618.
A DC Comics, uma das maiores editoras de histórias em quadrinhos do mundo, comemora 75 anos, e a Livraria Cultura prepara uma programação especial para comemorar. Dia 26 de junho, às 14h30, a Livraria promove um debate com jornalistas entendidos do assunto.
A palestra mostra a trajetória da DC Comics desde o surgimento da National Periodics nos anos 1930 – trazendo os dois primeiros grandes ícones dos quadrinhos: Batman e Superman – até a aquisição feita pela Panini nesta década, além da história de outros personagens e a relação com o cinema.
Sobre a DC Comics:
A DC Comics é considerada uma das maiores companhias ligadas ao ramo de histórias em quadrinhos do mundo. A empresa é subsidiária da companhia Time Warner e detém a propriedade intelectual de muitos dos mais famosos personagens de quadrinhos dos Estados Unidos, como Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, entre outros. Originalmente, a companhia era conhecida como National Comics e com o tempo passou a adotar a sigla ‘DC’, que originalmente se referia a ‘Detective Comics’, uma de suas revistas mais vendidas e publicada até hoje.
Fonte: Catraca Livre.
====================================================
Palestra sobre os 75 anos da DC Comics
Sáb 26/06 às 14:30
Quanto: GRATUITO
Onde: Livraria Cultura Shopping Bourbon
Endereço:R. Turiassu, 2100 - Pompeia - Oeste. Telefone: (11) 3868-5100.
O Sábado foi além do esperado por interessante. Comparecendo 1h antes do evento, na bilheteria do planetário, no Parque do Ibirapuera, para aquisiçãos dos bilhetes para o SARAU ASTRONÔMICO foi o primeiro passo para ter uma noite sem par. Logo na entrada me deparei com um "varal poético", onde várias folhas com poesias que absorviam o conhecer do céu estrelado eram penduradas e oferecidas ao público para que fossem recitadas durante o evento - onde podia-se também apresentar autorias dos visitantes. No meu caso, não peguei uma folha de lá e sim pendurei uma com duas poesias minhas, quais não se denotavam minha autoria. Espero que a curiosidade de alguém tenha-se valido e me encontrado.
Mas então... o evento. Para quem sabe, sabe, quem não, o planetário possui cadeiras quais já são reclinadas para a observação da cúpula sobre o público, qual simula um céu estrelado quando ligado o aperelho que faz do planetário "o planetário". Numa posição deitada então aproveitamos a entrada de Edvaldo Santana que e sua primeira canção, Carolina, relaxa a alma de qualquer amante da boa música, e com o intenso brilho mais puro das estrelas no escuro confortável do nada, é inegável.
Recebemos então, durante a apresentação, essas doses de música e aula sobre a vida no universo dos planetas, constelações, Vênus, Marte e tudo Mais. Mas confesso, não enxergo nwnhum peixe, escorpião, sagitário, leão e outras ilusões dos imaginários nessas estrelas.
O Sarau é pouco e intenso em suas ótimas poesias de Arnaldo à Clarice. E não somente a Lispector, pois tive o prazer de conhecer outra Clarice, jovem poetisa de tetos recém publicados - imagino, por ser tão jovem. Ainda estou em curiosidade de lê-los. E acontece a minha estréia em recitar poema de minha autoria. Noite que mereceu. E se o contato com essa poetisa continuar, continuará merecendo.
====================================================
No Domingo já aconteceram impresivibilidades. Depois de muito aguentar essa barulhera que brasileiro só tem disposição para fazer durante a copa e só pelo futebol, fui até o Teatro Zanoni Ferrite, que fez sua reinauguração no sábado passado, 11, onde funcionava - e ainda funciona - a Biblioteca Zanoni Ferrite. O espaço está todo reformado e ganhou uma programação digna de suas melhorias. Ainda um tanto inabitado por sua recente estréia de programações, é bem receptivo, porém carente de público também. Quando cheguei, perguntei sobre a peça no balcão da recepção e a gentil moça foi-me chamar alguém para os ingressos, muito presente, o homem disse que mesmo os atores estando prontos, se não houvesse muitos espectadores, não poderia ser realizada a apresentação, e dessa vez, não puderam contar comigo e senti uma dor no coração de uma peça com uma gabarito tão bem divulgado possa estar pedindo por apreciadores. Mas sabe-se, sem dúvida, que a região leste ganha um excelente foco de ótima presença cultural e é apenas uma questão de dar tempo ao tempo para ganhar o merecido reconhecimento.
Porém, fui ver a peça Florilégio, qual havia consultado a programação no site Catraca Livre, onde dizia de ser gratuito o espetáculo. Pois não era.
O local é bem próximo de casa, vou a pé, mas nenhuma de suas programções são gratuitas, o que inflige em minha falta de aquisição verbal no momento. Sendo que também muito do bom é oferecido sem custo nas casas que frequento hoje em dia. Fiquei desapontado pelo site Catraca Livre apresentar uma informação errônea e gastar o tempo, mas tomei conhecimento da qualidade do lugar e fique sabendo, devida ao cartaz informativo de insrições abertas, eu e alguns amigos iremos ao Projeto Teatro Vocacional como parte do grupo que pode estar para se iniciar. Me inscreverei e reunirei mais informações sobre o assunto essa semana.
E ganho mais presença cultural com a chegada deste em minha vida. Só espero ver mais rostos do que os de meus amigos por lá.
Nesta 25ª edição do Sarau contamos com a apresentação musical do cantor, compositor e violonista, Edvaldo Santana, que apresenta uma síntese de seu trabalho com blues, salsa, choro, samba, entre outros, percorrendo tanto o universo da poesia concreta como o da literatura de cordel. Além da apresentação musical, os astrônomos do planetário fazem uma narração de mitos e curiosidades astronômicas. O público é convidado a observar o céu noturno na cúpula do Planetários e a participar do sarau lendo poemas.
----------------------------------------------------------
Sáb 19/06
das 21:00 às 23:00
GRATUITO
Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Zona Sul.
De 18 a 27 de junho a peça “Florilégio” é apresentada no Teatro Zanoni Ferrite.
Musical em que são interpretadas canções da década de 1950, escritas por compositores como Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Carlos Gardel e Edith Piaf.
-O Teatro Zanoni Ferrite fez sua reinauguração no sábado passado, 11, onde funcionava - e ainda funciona - a Biblioteca Zanoni Ferrite. O espaço está todo reformado e ganhou uma programação digna de suas melhorias. Ainda um tanto inabitado por sua recente estréia de programações, é bem receptivo e sabe-se que a região leste ganha um excelente foco de ótima presença cultural.
----------------------------
De 18 a 27/06
Domingos às 19:00
Sextas e Sábados às 21:00
R$ 10,00 (Meia de R$ 5,00)
Endereço: Av. Renata, 163 - Vila Formosa - Leste. Telefone: (11) 2216-1520.
Dia 27 de junho, às 18h, o grupo Pequeno Cidadão, projeto dos músicos Arnaldo Antunes, Antonio Pinto, Edgard Scandurra e Taciana Barros, se apresenta no projeto Ao Vivo no CCJ.
GRATUITO
ATENÇÃO: Livre. 280 lugares. Os ingressos serão distribuídos a partir do dia 24/06 na recepção do CCJ. Será permitida a retirada de 2 ingressos por pessoa.
--------------------------------------
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha - Norte. Telefone: (11) 3984-2466
Marcela Bellas apresenta disco “Será que Caetano vai gostar?”
A cantora e compositora baiana Marcela Bellas desembarca em São Paulo para trazer seu álbum de estreia: ‘Será que Caetano vai gostar?’ Produção independente, o disco é resultado da inspirada parceria com os músicos Tadeu Mascarenhas (BA) e Rovilson Pascoal (SP). Marcela é influenciada por estilos como o samba, rock, dub, pop, trip hop e pelos versos de Caetano Veloso e tantos outros poetas.
O trabalho da artista pode ser conferido no sábado, dia 12, às 20h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping com entrada gratuita.
-----------------------------------------
Endereço: R. Turiassu, 2100. Perdizes - Oeste.
Banda Sabonetes se apresenta na Galeria Olido
Dia 12 de junho, às 18h, a banda Sabonetes se apresenta na Galeria Olido, no projeto “Rock na Vitrine”.
O projeto convida bandas independentes para se apresentarem no segundo sábado de cada mês, na Vitrine da Dança.
------------
Na Galeria Olido
Endereço: Av. São João, 473 - Centro. Telefone: (11) 3331-8399. (Do lado da Galeria do Rock)
GRATUITO
Chico César, Zeca Baleiro e Otto homenageiam norte do Brasil
O Sesc Itaquera apresenta de 12 a 27 de junho de 2010, a festa da cultura popular. Este ano, em homenagem aos encantos naturais e aos intensos sabores da região Norte do Brasil.
Zeca Baleiro faz apresentação dia 12, às 17h.
Já o show de Otto será dia 19, às 17h.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Quanto: R$ 7,00
Av. Fernando do E.S. Alves de Mattos, 1000 - Itaquera - Leste. Telefone: (11) 2523-9200. Próximo ao metrô Corinthians Itaquera.
PEÇA
SEIOS
Texto: Walcyr Carrasco. Dir.: Ivan Feijó. Com Dionisio Neto e Jeyne Stakflett. 45 min. +14 anos. O espetáculo integra as comemorações do mês do orgulho LGBTT (veja programação no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/programacao_cultural/index.php?p=4545).
Em um fim de tarde, no pátio de uma escola infantil, uma jovem mãe recém-separada espera pela saída do filho, quando recebe a visita inesperada do ex-marido, que está se transformando em mulher.
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte.
Dias 12 e 19, 20h. Dia 13, 18h.
Grátis (retirar ingresso uma hora antes, na recepção do CCJ)
=========================================
METAMORFOSES
Cia. Cantando Histórias. Com Dorotilde e Beto Rodrigues (músico). 45 min. Livre.
O grupo trabalha contos e cantos que abrangem possibilidades de superação.
Biblioteca Pública Viriato Corrêa - Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul.
Grátis
Dia 13 - Dom. 16h
=========================================
Zeca Baleiro e Otto homenageiam norte do Brasil
O Sesc Itaquera apresenta de 12 a 27 de junho de 2010, a festa da cultura popular. Este ano, em homenagem aos encantos naturais e aos intensos sabores da região Norte do Brasil.
Entre as atrações do Ciranda do Norte estão, Zeca Baleiro e Otto. Em breve, o Catraca Livre trará mais informações. Aguarde.
Zeca Baleiro faz apresentação dia 12, às 17h. Já o show de Otto será dia 19, às 17h.
====================================
Ciranda no Norte
Sáb 12/06 às 17:00
Sáb 19/06 às 17:00
Quanto: R$ 7,00
Onde: Sesc Itaquera
End: Av. Fernando do E.S. Alves de Mattos, 1000 - Itaquera - Leste. Telefone: (11) 2523-9200.
Obs: Com direto a usar todos os equipamentos do parque.
A Vinda da Família Real
da Redação em 16/04/10
A Vinda da Família Real é uma peça que retrata, de maneira cômica e crítica, a viagem da família real portuguesa para o Brasil. O projeto Humbalada tem o objetivo de aproximar o público do teatro. Direção: Bruno César Lopes. A apresentação acontece no dia 23 de abril a 13 de junho, às 17h.
------------------
A Vinda da Família Real
De 23/04 a 13/06
-Sextas, Sábados e Domingos às 17:00
Irei em: Sex 04/06 às 17:00
Quanto: GRATUITO
Onde: Praça João Beiçola da Silva
Endereço: Av. Lourenço Cabreira, 160 - Próximo da Estação de trem Primavera - Interlagos - Zona Sul - Telefone (11) 5661- 6534
__________________________________________
ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO
Nesta montagem, Alice é mais moderna que a do texto original e deixa um bilhete no espelho antes de ir embora de casa: “As coisas não fazem mais sentido. Vou desaparecer por um tempo. Por favor, não se preocupem”. Lorina, sua irmã, cria um blog chamado Wonderland ( http://blog.phila7.com.br/ ) para encontrar Alice e tentar entender o quê não faz sentido.
Alice Através do Espelho
------------------
De 22/04 a 11/07
Domingos às 19:30
Quintas, Sextas e Sábados às 20:30
Quanto: GRATUITO
Onde: Centro Cultural Fiesp
Endereço:Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César - Centro. Telefone: (11) 3146-7703.
Retirar ingressos ao meio-dia ou pode não consegui-los (Até 2 por pessoa)
______________________________________________
Hipóteses Para o Amor e a Verdade
“Hipóteses para o Amor e a Verdade” tem como mote a vida de pessoas anônimas do centro de São Paulo, suas crenças e seus afetos diante às novas tecnologias.
O interessante é que os atores vão, ao vivo, realizar performances com câmeras digitais, mensagens de texto, sites e salas de bate papo na internet, bluetooth, entre outros recursos. Tudo isto em tempo real.
"Hipóteses para o Amor e a Verdade"
O público será convidado a participar da experiência, deixando seus celulares ligados, para que o contato virtual seja possível durante toda a apresentação. Caso os espectadores recebam ligações pessoais, eles poderão atendê-las durante a peça.
Para as pessoas com equipamentos de celular mais avançados, será possível também navegar ao vivo, interagir com os atores e compartilhar dos sites e programas que serão acessados pelo grupo no palco.
-----------------------
Hipóteses Para o Amor e a Verdade
De 07/05 a 20/06- Sextas, Sábados e Domingos às 21:30
Quanto: Catraca Livre para os contemplados
Onde: Satyros 1
Endereço: Praça Roosevelt, 214. Telefone. (11) 3258 6345
Obs: Os ingressos custam R$10.
______________________________
Destaque adicional:
Guia Catraca Livre e Evento Catraca Livre
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/05/guia-catraca-livre-mapeia-os-pontos-culturais-da-cidade-com-precos-acessiveis/